Vitiligo


O que é?

O vitiligo é uma doença de pele adquirida durante a vida. Caracteriza-se pela destruição seletiva dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Isso leva à despigmentação e ao surgimento de manchas brancas da pele, mucosas, cabelos e unhas. 

Estima-se que 1 a 2% da população mundial seja afetada pela doença. Pode acometer ambos os sexos e todas as idades, mas cerca de 50% dos casos iniciam-se antes dos 20 anos. As lesões cutâneas são acrômicas, ou seja, brancas e sem pigmentação. Pode afetar qualquer área do corpo, porém algumas áreas mais comuns são: face, dorso das mãos, mamilos, axilas, umbigo e região íntima. 

Causas e Fatores de Risco

Ainda não há uma causa definida para a ocorrência do vitiligo, no entanto, pode haver relação com fenômenos autoimunes, assim como traumas físicos ou emocionais, os quais, além de desencadear, podem agravar a doença.

Tratamentos

O tratamento para vitiligo visa cessar o aumento das lesões (estabilização do quadro) e repigmentar a pele, quando possível. O uso diário de protetor solar é fundamental para a prevenção de queimaduras e de neoplasias cutâneas. O tratamento medicamentoso pode se basear em:
  • Medicações tópicas imunomoduladoras;
  • Medicações por via oral imunomoduladoras e antioxidantes;
  • Fototerapia UVB.nB ou PUVA;
  • Laser excimer.
É essencial que essa indicação seja feita por um dermatologista, que avaliará e acompanhará o caso para indicar o tratamento adequado e analisar os resultados.

Dúvidas Frequentes


  • O vitiligo tem cura?

    Ainda não encontramos uma cura para essa doença. Os tratamentos, entretanto, ajudam a evitar a progressão das lesões e aumentam as chances de repigmentação das mesmas. 


  • Vitiligo é contagioso?

    Não se trata de doença transmissível. A própria pessoa que desenvolve a doença e ela não "passa" para ninguém.


  • Toda mancha branca é vitiligo?

    Existe uma variedade de doenças dermatológicas que resultam em lesões esbranquiçadas. Por isso, é fundamental a consulta dermatológica para o diagnóstico correto.