Urticária

Urticária


O que é?

Trata-se de uma doença de pele caracterizada por lesões de pele/mucosas avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que causam muita coceira. 

É possível que as lesões surjam em qualquer região do corpo. Elas podem ser pequenas e isoladas, mas também existe a possibilidade de se agruparem, formando grandes placas avermelhadas, em formatos variados.

Podem aparecer em surtos, podendo acontecer em qualquer período do dia ou da noite. Geralmente, duram algumas horas e desaparecem sem deixar marcas na pele.

Tratamentos

O tratamento da urticária é considerado eficaz quando o paciente fica completamente livre dos sinais e sintomas da doença. 

Para definir qual será o tratamento, é preciso diagnosticar o tipo de urticária (crônica ou aguda / espontânea ou induzida). 

A urticária aguda é caracterizada pelo desaparecimento de sinais e sintomas em menos de seis semanas, enquanto na crônica os sintomas duram por seis semanas ou mais.  

A urticária é classificada como induzida quando um fator é identificado, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão). Já a urticária espontânea se dá quando não há identificação da causa, sendo também chamada de urticária idiopática.

No caso das urticárias agudas e induzidas, o ideal é afastar a causa quando possível. Isso, por vezes, já é o suficiente para que haja melhora das lesões. 

Muitas vezes também é necessário o tratamento farmacológico, com medicamentos como anti histamínicos por via oral, corticoides sistêmicos e imunobiológicos (casos graves e/ou resistentes aos demais tratamentos).

Dúvidas Frequentes


  • Como é feito o diagnóstico da urticária?

    O dermatologista consegue fazer o diagnóstico clínico, durante a consulta. Em alguns casos é necessário realizar biópsia cutânea para diagnóstico diferencial com outras doenças de pele que podem ter apresentação parecida. Nos casos de urticária crônica (quadro com mais de 6 semanas de duração) serão necessários outros exames complementares a fim de investigar o desencadeante, como exames de sangue e testes alérgicos.


  • Urticária é grave?

    Para a maior parte das pessoas, a urticária não é grave. Em crianças, geralmente os surtos de lesões vão se tornando menos frequentes até desaparecer com a puberdade. 


    Em alguns casos de urticária crônica, entretanto, a pessoa pode ter surtos recorrentes de lesões por meses a anos. Existem casos onde ocorre inchaço nas vias aéreas dificultando a respiração. Por isso, a qualquer sinal de inchaço nos lábios e/ou falta de ar é importante procurar o Pronto Socorro.


Share by: