Alopecia Areata

Alopecia Areata


O que é?

Trata-se de uma doença inflamatória, na qual, por fatores ainda não totalmente conhecidos, o próprio organismo ataca a raiz dos fios de cabelo, causando sua queda em diferentes regiões do corpo.
Existem diferentes quadros de alopecia areata. O tipo mais comum é uma queda localizada no formato de círculo no couro cabeludo ou barba. Entretanto existem outros tipos mais intensos, nos quais pode haver perda de todos os fios de cabelo e inclusive de todos os pelos do corpo.

Na alopecia areata, os folículos pilosos ficam inativos devido à inflamação, porém não são destruídos. Assim, o cabelo e os pelos podem voltar a crescer, embora novos surtos de queda também possam acontecer.

Causas e Fatores de Risco

A principal hipótese para ocorrência da alopecia areata é a autoimunidade, isto é, a perda dos fios se dá por conta de uma inflamação intensa que o próprio organismo gera contra o folículo capilar. Além disso, a genética também influencia na predisposição para o desenvolvimento dessa patologia.

Além da imunidade e de fatores genéticos, é possível que distúrbios de tireoide, questões emocionais, traumas físicos, quadros infecciosos entre outros desencadeiem o quadro ou influenciem na progressão/agravamento. 

Tratamentos

A indicação de tratamento para alopecia areata é feita a fim de promover o controle da doença, redução das falhas e prevenção de novas falhas. Os tratamentos reduzem a inflamação e estimulam a produção capilar.

Existem vários tratamentos para a alopecia areata. Medicamentos tópicos como minoxidil, corticoides e antralina podem ser associados a sensibilizantes (difenciprona) ou metotrexate. 

Além disso, a depender da região tratada, o dermatologista pode prescrever corticóides injetáveis. Todos esses medicamentos devem ser utilizados apenas com indicação e acompanhamento do médico dermatologista. Além do tratamento, o médico vai avaliar possíveis desencadeantes, a fim de prevenir quadros futuros.

Dúvidas Frequentes


  • Alopecia areata é contagiosa?

    Não. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, na qual o próprio organismo ataca a raiz dos fios de cabelo.


  • O cabelo volta a crescer?

    Trata-se de uma alopecia não cicatricial, ou seja, os fios tem sim potencial para crescerem novamente. Existem casos em que eles nascem novamente sem tratamento algum. Outros, por outro lado, necessitam tratamento medicamentoso para atenuação do quadro.


  • Em que fase da vida ela começa?

    Geralmente o primeiro surto ocorre ainda durante a infância. Pode ser que seja um quadro único durante a vida, mas podem também ser recorrentes. 


Share by: