O tratamento da dermatite atópica é realizado com o objetivo de controlar a coceira, reduzir a inflamação da pele e prevenir recorrências.
Geralmente, o tratamento envolve o uso de hidratantes, para aliviar o eczema. Também é importante o(a) paciente evitar o contato com alérgenos como poeira, pólen e tabaco. Banhos quentes também devem ser evitados, para que a pele não fique ainda mais desidratada.
A maior parte dos pacientes podem ser tratados com medicamentos tópicos e com a aplicação rotineira de hidratantes após o banho. Medicamentos anti-histamínicos podem ser úteis para melhora da qualidade do sono, sendo frequente a coceira durante o período noturno.
A fototerapia, tratamento realizado com raios ultravioleta, é bastante eficaz no controle do eczema nos casos moderados. Em casos de maior gravidade, pode ser necessário o uso de medicamentos orais, incluindo corticoides, imunossupressores, como ciclosporina e metotrexate orais, entre outros.
É importante que os casos de dermatite atópica sejam acompanhados e tratados com acompanhamento do médico dermatologista.