Bioestimuladores

Bioestimuladores


O que é?

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis capazes de provocar leve reação inflamatória proposital que resulta na ativação dos fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno e, consequente, na produção de novas fibras que dão sustentação e firmeza para a pele.

Existem dois tipos principais de bioestimuladores: Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse®) e Ácido Poli-L-lático (Sculptra®).

Tipos de Bioestimuladores

  • Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®)

    É um excelente bioestimulador de colágeno. Além do efeito bioestimulador, dependendo da diluição do produto, também pode ter efeito preenchedor, conferindo melhora dos sulcos. Dessa forma, pode ser usado para tratamentos faciais com o objetivo de firmeza, sustentação, diminuição das rugas e para melhora das cicatrizes de acne. 


    Também é interessante em tratamentos corporais como o rejuvenescimento do dorso das mãos, firmeza de pescoço, abdome e glúteos.


    O tempo de permanência da hidroxiapatita de cálcio no organismo geralmente alcança 18 meses. Entretanto, o estímulo de colágeno por ele conferido promove uma prevenção do envelhecimento ao longo dos anos, podendo ser aplicada periodicamente para esse fim.


  • Ácido Poli-L-lático (Sculptra®)

    O  Ácido Poli-L-lático é um ótimo bioestimulador de colágeno. Ao aumentar a produção de colágeno da pele, promove firmeza e sustentação, conferindo resultados naturais e duradouros. É possível realizar aplicação na face e corpo. 


    No corpo, é possível tratar celulite e flacidez dos braços, coxas, glúteos e abdômen. Inclusive, é um interessante tratamento para a flacidez abdominal no período pós-parto. 


    O número de sessões necessárias varia conforme a necessidade individual de cada paciente. Os resultados começam a ser percebidos após 3 meses da aplicação. 


Indicações

Tanto a hidroxiapatita de cálcio quanto o ácido poli-L-lático são bioestimuladores, ou seja, estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo.

Podem ser aplicados na face para melhora da firmeza da pele, do contorno facial e de sulcos e rugas, conferindo resultados eficazes e naturais.

Também são uma boa opção para tratamento de flacidez corporal. Alguns exemplos de áreas em que o tratamento é interessante são: glúteos, dorso das mãos, braços, abdome e coxas. 

Cuidados Necessários

Antes da aplicação é necessário que o paciente passe pela consulta médica, a fim de avaliar a real indicação e possíveis contraindicações ao uso dos bioestimuladores. Algumas contraindicações são: gravidez, doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus.

Após o procedimento, é necessário afastamento de atividades físicas de alta intensidade por 48 horas. 

Em alguns casos, é necessário que o paciente realize massagem no local da aplicação por alguns dias. 

Hematomas são raros, mas, caso ocorram, é importante realizar proteção solar adequada a fim de evitar manchas. 

Dúvidas Frequentes


  • Qual é melhor: hidroxiapatita de cálcio ou o ácido poli-L-lático?

    As duas substâncias promovem o estímulo de colágeno pelos fibroblastos. A hidroxiapatita de cálcio, além disso consegue atuar como preenchedor cutâneo, atenuando sulcos e rugas. 


    Já o ácido poli-L-lático consegue tratar a flacidez sem conferir aumento de volume. O melhor produto a ser utilizado para cada paciente será discutido durante a consulta médica.  


  • Em quais partes do corpo os bioestimuladores podem ser aplicados?

    Através dos bioestimuladores de colágeno podemos tratar o rosto, pescoço, colo, mãos, tórax, abdômen, coxas, joelhos, braços e glúteos. 


  • Os resultados são naturais?

    O objetivo dos bioestimuladores é melhorar a firmeza da pele e prevenir o envelhecimento de maneira natural. 

Share by: