Cirurgias de Unha

Cirurgias de Unha


Procedimentos

As cirurgias de unha são procedimentos realizados como forma de tratamento ou diagnóstico para problemas e/ou doenças que acometem o aparato ungueal. 
  • Biópsia de matriz ungueal

    O melanoma, forma agressiva de câncer de pele, pode acometer a matriz ungueal, que é a fábrica da unha. A lesão geralmente se apresenta como um risco escurecido na unha, que vai alargando progressivamente. Para diagnóstico, é necessário retirada de parte da matriz ungueal para análise. O procedimento é realizado com anestesia injetável, no consultório médico. A unha é levantada ou retirada para visualização da pele abaixo e a lesão é removida para análise.


  • Biópsia de leito ungueal:

    Nesse procedimento, é removida parte da pele abaixo da unha. Isso pode ser feito para retirada e/ou diagnóstico de tumores, psoríase, líquen plano ou outras doenças que podem acometer essa região.


  • Unha encravada (onicocriptose):

    Outro tratamento que pode ser realizado nas unhas é o procedimento para unha encravada que ocorre quando parte da mesma cresce em direção à pele, causando uma inflamação. O tratamento cirúrgico é realizado para casos mais graves e/ou recorrentes.


    O procedimento cirúrgico requer aplicação de anestesia local e, na maioria das vezes, não é necessário remover toda a unha. 


    Além disso, é possível utilizar a técnica de fenolização de matriz ungueal na qual, ao invés de cortar a unha, o dermatologista aplica um ácido que destrói a parte encravada e o local requer menor período de tempo para cicatrização, sem haver a necessidade de cortes e pontos.


    Acesse o vídeo sobre unha encravada, clicando aqui. 

  • Cirurgia para retirada de tumor glômico

    O tumor glômico é uma neoplasia benigna rara da unha. Trata-se de uma lesão que se forma nas células glômicas, as quais fazem parte de uma estrutura vascular que desempenha papel essencial na regulação de circulação sanguínea e da temperatura do organismo.


    A suspeita do diagnóstico é feita pelo exame físico e pode ser confirmada com exames de imagem como o ultrassom.


    O tratamento requer a excisão cirúrgica da lesão, ou seja, removê-la através de um corte na pele. É possível retirar ainda a pele ao redor da lesão, parte do procedimento que é denominada margem de segurança. A cirurgia é feita com anestesia local e a duração do procedimento depende da extensão e profundidade da lesão. 


Dúvidas Frequentes


  • Após as cirurgias na unha ela cresce normalmente?

    Em algumas cirurgias de unha, principalmente as que abordam a matriz ungueal (fábrica da unha), ela pode ficar com alteração estética permanente de cor e/ou textura e formato. Isso vai depender do local e tamanho do fragmento retirado. 


  • A cirurgia de unha encravada é uma cura definitiva?

    O objetivo da cirurgia para unha encravada é eliminar completamente o crescimento da parte da unha que encrava. Dessa forma, reduz-se muito a chance de novos encravamentos. Entretanto, não exclui definitivamente a chance de novos eventos.


  • Como é feita a anestesia nas cirurgias de unha?

    É feita anestesia local injetável nos ramos de nervos próximos da unha, próximos às bases dos dedos. 


Share by: