Cirurgia para Remoção de Câncer de Pele

Cirurgia para Remoção do Câncer de Pele


O que é?

Existem diferentes técnicas/procedimentos que podem ser utilizados para a remoção do câncer de pele. A indicação de cada um deles vai depender do tipo de tumor ou suspeita. Dentre eles estão:
  • Exérese com margens:

    A Exérese é um procedimento cirúrgico para eliminar a lesão cancerígena de forma total, com a ampliação das margens para evitar recidivas futuras. Essa técnica é empregada principalmente para carcinomas espinocelulares e basocelulares (CEC e CBC) de baixo risco. 


    É um procedimento feito geralmente sob anestesia local. Lesões maiores podem ser retiradas sob sedação ou anestesia geral em ambiente hospitalar. Após a retirada da lesão, são feitos pontos na pele do paciente, que são posteriormente retirados. A lesão é enviada para análise pelo patologista para confirmação do diagnóstico e de sua completa retirada.


  • Biópsia Excisional:

    A biópsia excisional é um procedimento realizado principalmente quando há suspeita de melanoma, tipo agressivo de câncer de pele. Nesse procedimento, a lesão inteira é retirada, sem a realização de margens de segurança. 


    O fragmento de pele, então, é enviado para análise anátomo-patológica. A depender do diagnóstico e grau do melanoma, é indicado uma segunda cirurgia para ampliação de margens e/ou retirada de linfonodos. 


  • Exérese com margens e congelação intraoperatória:

    Uma opção para cânceres de pele é a retirada da lesão com margens de segurança e simultânea análise pelo patologista do fragmento de pele retirado para visualizar se as margens estão comprometidas por neoplasia ou não. Esse tipo de procedimento pode ser feito em hospital sob sedação ou no consultório do dermatologista sob anestesia local (casos mais simples, com lesões menores)


Indicações

Esses procedimentos são indicados quando há suspeita de câncer de pele e/ou para retirada completa das lesões com margens de segurança.

Cuidados Necessários

Antes do procedimento, o paciente deve passar por consulta com o dermatologista para histórico e exame completo, a fim de avaliar possíveis contraindicações ao procedimento. 

Quando necessário, serão solicitados exames pré-operatórios, como exames de sangue e eletrocardiograma. Após o procedimento, a depender da extensão do ferimento, o paciente deverá permanecer em repouso para recuperação. 

Dúvidas Frequentes


  • Como saber se uma lesão é um câncer de pele?

    Existem vários tipos de câncer de pele, com aspectos variados. O dermatologista consegue, através do exame físico e da dermatoscopia, detectar as lesões suspeitas nas quais é indicada a realização de biópsia. 


  • Quanto tempo é necessário de recuperação?

    Isso vai depender do tamanho e local da lesão que foi retirada. Pontos na face costumam ser retirados em 7 dias e no corpo em 14 dias.


  • Fica cicatriz após o procedimento?

    Todos esses procedimentos deixam cicatrizes. O aspecto final da cicatriz vai depender da tendência genética do paciente, da técnica do médico e dos cuidados pós operatórios. Posteriormente, caso seja desejo do paciente, podem ser realizados procedimentos a fim de melhorar o aspecto cicatricial.


    Acesse o vídeo sobre cicatrizes, clicando aqui

Share by: