Micoses Superficiais

Micoses Superficiais


O que é?

As micoses superficiais são infecções por fungos que podem acometer as camadas superiores da pele, as unhas e/ou os cabelos. Trata-se de um conjunto que engloba diferentes doenças, cada uma causada por um tipo diferente de fungo. Os tipos de micose superficial mais comuns são:
  • Dermatofitoses (popularmente conhecidas como tineas):

    Podem levar a lesões avermelhadas e descamativas, com bordas elevadas, no corpo, cabelos e couro cabeludo (mais comumente em crianças), e unhas (a conhecida micose de unha). Quando acomete o couro cabeludo pode haver uma perda focal dos fios de cabelo.


  • Pitiríase versicolor (popularmente conhecida como "pano branco"):

    Lesões de cores variadas que apresentam uma descamação fina característica. Mais comuns na adolescência e indivíduos com pele oleosa. As lesões se localizam frequentemente na face, tronco e costas.


  • Candidíase:

    A infecção por fungos do tipo Candida levam a lesões esbranquiçadas, mais frequente em locais de dobras e em mucosas como a boca. Ocorre principalmente em pacientes com alguma deficiência na imunidade como diabéticos e pacientes que se utilizam de medicações imunossupressoras como os corticoides.


Causas e Fatores de Risco

A micose ocorre pela tanto pela infecção por fungos exógenos quanto devido à proliferação de fungos que já vivem em nossa pele e se ‘alimentam’ da queratina presente na mesma. Os fungos se proliferam preferencialmente em locais quentes e úmidos. Portanto, são fatores de risco pessoas com pele oleosa e regiões de dobras do corpo.

Outro fator que pode influenciar na aparição de micoses é o uso prolongado de antibióticos ou medicações imunossupressoras.

Tratamentos

A indicação de tratamento depende do tipo de micose, podendo envolver o uso de medicamentos tópicos à base de substâncias antifúngicas ou até mesmo medicações por via oral.

Para a micose de unha, também podemos associar o tratamento a laser para melhora mais rápida.

Dúvidas Frequentes


  • Como posso prevenir a micose?

    Algumas recomendações são:

    • Sempre secar bem o vão entre os dedos;
    • Evite o uso constante de sapatos fechados. Não use o mesmo calçado todos os dias e deixe-os tomar sol rotineiramente;
    • Evite compartilhar toalhas, materiais de manicure, escova de cabelo, etc;
    • Evite a permanência de roupas molhadas no corpo.

  • Micose é contagiosa?

    Sim! Por isso os cuidados com os objetos de higiene é fundamental.


  • O tratamento da micose é longo?

    Isso vai depender do tipo de micose. Casos mais simples de pitiríase versicolor ("pano branco") por exemplo podem ser tratados em 7-14 dias. Já a micose de unha pode necessitar de meses de tratamento.


Share by: