Remoção de Cistos e Lipomas

Remoção de Cistos e Lipomas


O que é?

Os cistos e lipomas são lesões benignas que surgem nas camadas profundas da pele. Quando representam um incômodo para o paciente são retirados através de procedimento cirúrgico, visto que não costumam regredir de forma espontânea. 

O procedimento requer anestesia local e é feito através de um corte na pele para a retirada do cisto ou lipoma. 

Indicações

Quando os cistos ou lipomas podem causar algum prejuízo ao paciente, como dor, infecções ou incômodo estético, é indicada a sua remoção. Além disso, a remoção também é indicada quando há suspeita de lesões malignas ou outras doenças graves.

Dúvidas Frequentes


  • É necessário fazer algum exame antes do procedimento?

    Primeiramente, o paciente passará por consulta para avaliação de doenças prévias e possíveis contraindicações. Para lesões pequenas em pacientes jovens e saudáveis não são necessários exames pré operatórios. 


    Caso se tratem de lesões maiores, em locais delicados ou se o paciente apresentar doenças associadas podem ser solicitados exames de sangue e de imagem como a ultrassonografia, por exemplo.


  • Os cistos e lipomas são lesões benignas?

    Os cistos epidérmicos e lipomas são lesões de comportamento benigno. É indicada a sua exérese quando incomodam o paciente esteticamente, quando são doloridos ou infeccionam com frequência, por exemplo. Por vezes, a indicação da retirada é feita para descartar outras doenças semelhantes que possam ser mais graves.


  • Após a remoção fica uma cicatriz?

    Para remoção dos cistos e lipomas, é necessário realizar um corte na pele de tamanho variável, então há sim uma cicatriz. O aspecto final da cicatriz vai depender da tendência genética do paciente, da técnica do médico e dos cuidados pós operatórios. 


    Posteriormente, caso seja desejo do paciente, podem ser realizados procedimentos a fim de melhorar o aspecto cicatricial.


Share by: