Primeiramente, o paciente passará por consulta para avaliação de doenças prévias e possíveis contraindicações. Para lesões pequenas em pacientes jovens e saudáveis não são necessários exames pré operatórios.
Caso se tratem de lesões maiores, em locais delicados ou se o paciente apresentar doenças associadas podem ser solicitados exames de sangue e de imagem como a ultrassonografia, por exemplo.
Os cistos epidérmicos e lipomas são lesões de comportamento benigno. É indicada a sua exérese quando incomodam o paciente esteticamente, quando são doloridos ou infeccionam com frequência, por exemplo. Por vezes, a indicação da retirada é feita para descartar outras doenças semelhantes que possam ser mais graves.
Para remoção dos cistos e lipomas, é necessário realizar um corte na pele de tamanho variável, então há sim uma cicatriz. O aspecto final da cicatriz vai depender da tendência genética do paciente, da técnica do médico e dos cuidados pós operatórios.
Posteriormente, caso seja desejo do paciente, podem ser realizados procedimentos a fim de melhorar o aspecto cicatricial.
R. Cel. Madeira, 45 - Centro, São José dos Campos - SP, 12245-760