sua causa está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda. Isso porque o período de preparo para a queda dura de dois a três meses e os fios se desprendem ao final desse ciclo.
quando a queda dos fios de cabelo acontece por um período prolongado pode estar associada a algum outro distúrbio como disfunções de tireoide. Também pode ser um sinal precoce de calvície (alopecia androgenética).
Existem várias doenças que podem afetar os cabelos e o couro cabeludo, sendo o eflúvio telógeno e a calvície (alopecia androgenética) doenças diferentes.
A calvície causa, principalmente, afinamento dos fios de cabelo, enquanto no eflúvio há uma verdadeira queda. Os tratamentos são diferentes em cada um dos casos. Alguns casos de eflúvio crônico podem, entretanto, ser um sinal inicial da calvície, o que pode ser detectado pelo dermatologista durante a consulta e exame dermatológico com tricoscopia.
A queda de cabelo é um sintoma, podendo ter várias causas diferentes. O tratamento é diferente em cada uma dessas causas. Dessa forma, é imprescindível a consulta com médico dermatologista em casos de queda de cabelo a fim de evitar diagnóstico tardio e com menos chances de recuperação dos fios.
Quando se trata verdadeiramente de um eflúvio telógeno, os fios voltam a nascer espontaneamente (nos casos agudos) ou após o tratamento. Caso haja algum outro tipo de alopecia/doença dos cabelos e couro cabeludo associada pode sim haver uma perda permanente dos fios, por isso o diagnóstico e tratamento precoces são tão importantes.
R. Cel. Madeira, 45 - Centro, São José dos Campos - SP, 12245-760