Molusco Contagioso

Molusco  Contagioso


O que é?

Trata-se de uma infecção viral contagiosa e benigna, relativamente comum nas crianças mais novas, que não possuem o sistema imunológico bem desenvolvido. Caracteriza-se pela formação de pequenas pápulas (“bolinhas”) da cor da pele, em um formato semelhante ao do umbigo. Muitas vezes, podem ser confundidas com verrugas vulgares pelos pacientes.

Causas e Fatores de Risco

O molusco contagioso é causado pelo poxvírus, um parente da varíola. A transmissão se dá através do contato direto com um paciente que tenha a doença viral ou com objetos contaminados. É mais frequente em crianças e em indivíduos com a imunidade comprometida (pelo uso de medicações imunossupressoras ou por doenças como o HIV, por exemplo).  

Tratamentos

Quando o molusco contagioso acomete pessoas saudáveis e com sistema imunológico com produção normal de anticorpos, geralmente, desaparece sozinho em meses ou anos sem que haja necessidade de tratamento. 

No entanto, há casos em que é necessário realizar um tratamento, o qual deve ser indicado de acordo com o quadro apresentado pelo paciente, idade, condições e fatores individuais. 

Dentre os tratamentos disponíveis estão a curetagem, crioterapia e cauterização química. Os procedimentos podem ser realizados no próprio consultório médico após anestesia tópica (pomada).

Dúvidas Frequentes


  • O molusco contagioso é grave?

    Não se trata de doença grave. A infecção se localiza apenas na pele e não afeta os órgãos internos ou causa algum prejuízo à saúde. 


  • É necessário tratamento?

    As lesões podem sumir espontaneamente, com o desenvolvimento do sistema imune pela criança. Entretanto, a fim de melhora mais rápida e para evitar auto-inoculação e/ou transmissão para outras crianças pode ser realizado o tratamento com o dermatologista.


  • Os adultos também podem ter molusco contagioso?

    A infecção nos adultos pode ocorrer, porém é rara. Ocorre principalmente se há algum tipo de deficiência na imunidade, como em usuários de corticosteróides e portadores do vírus HIV.


Share by: